terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bactérias

O que são? Onde tiveram origem?
   Para falar das bactérias, tem que ser falado da origem da Terra. Sabe-se que a vida na terra terá surgido há cerca de 3 400 M.a. como parecem demonstrar os fósseis. Mas como surgiram os seres vivos? Tiveram início onde? E em que condições?
   As evidências indicam que os primeiros seres vivos do planeta eram formas de vida microscópicas muito parecidas com as bactérias. Calcula-se que esses primeiros seres vivos surgiram no planeta há aproximadamente 3,5 bilhões de anos.
   Mas em que condições? A primeira das condições que levou à possibilidade da existência da vida foi a água e a segunda foi a existência de uma atmosfera gasosa exposta a altas temperaturas e descargas elétricas. Foi nesse ambiente que surgiram microorganismos capazes de se auto-replicar ao reagir com a energia do ambiente, surgiram os primeiros compostos complexos. Nasciam assim as primeiras bactérias, capazes de sobreviver a temperaturas altíssimas.
   Sabemos agora que as bactérias são uns dos organismos mais antigos, com evidência encontrada há cerca de 3,5 bilhões de anos. Foram elas a primeira fase da origem vida eucarionte que temos presente hoje.

Mas como? Quando? E por quem foram observadas as bactérias?
   No ano 1683, Antoni Van Leeuwenhoek, que é conhecido pelas suas contribuições para o melhoramento do microscópio, com a utilização do microscópio feito por si mesmo foi o primeiro a observar e descrever fibras muscularesprotozoários e o fluxo de sangue nos capilares sanguíneos de peixes e sobretudo bactérias. (ele observou resíduos dos seus próprios dentes e viu seres minúsculos em forma de bastonetes)


Classificação das bactérias
   Actualmente sabe-se mais acerca das bactérias e estas são classificadas da seguinte forma:
  • Estafilococos : Uma forma desorganizada de agrupamento, formando cachos.
  • Sarcina : De forma cúbica, formado por 4 ou 8 cocos simetricamente postos.
  • Diplobacilos : Bacilos reunidos dois a dois.

Estrutura da bactéria
1- Nucleóide é uma espécie de núcleo. Consiste em uma única grande molécula de DNA com proteínas associadas.
2 - Cápsula é camada de polissacarídeos que protege contra desidratação (nem todas as bactérias possuem a cápsula)
3 - Parede celular é uma estrutura rígida que recobre a membrana citoplasmática e confere forma às bactérias. É uma estrutura complexa com funções protectoras.
4 - Membrana plasmática é uma dupla camada de fosfolípidos, com proteínas.
5 - Hialoplasma é um liquido com consistência de gel, semelhante ao dos eucariotas, com sais, glicose e outros açúcares, proteínas funcionais e várias outras moléculas orgânicas. Contém também RNA e ribossomas.
6 - Ribossomas são organelos responsáveis pela síntese proteica.

7 – Mesossoma é uma invaginação com a forma de vesículas ou lamelas da membrana celular ligada à obtenção de energia nos seres procariontes.
8 – Flagelo é uma estrutura protéica que roda como uma hélice. Muitas espécies de bactérias movem-se com o auxilio destes.


O que diz o senso comum acerca das bactérias?
   Na maioria das vezes associamos as bactérias ao seu lado negativo, isto é, referimo-nos às bactérias patogénicas, que são, de uma forma simples, bactérias que causam doenças infecciosas, estas podem contribuir para doenças de importância global, como a pneumonia ou a tuberculose, e doenças transmitidas por alimentos. As bactérias patogénicas também podem causar infecções como tétano, febre tifóide, difteria, sífilis e hanseníase.

Será que as bacterias só nos fazer mal?
Não! As bactérias são muito importantes para nós e para o meio ambiente.

Como já foi referido, foram os primeiros organismos a aparecer na Terra e foram essenciais para a manutenção da vida no nosso planeta. As bactérias são também importantes na:
 ·   Decomposição: actuam na reciclagem da matéria, devolvendo ao ambiente moléculas e elementos químicos reutilizáveis por outros seres vivos.
·   Indústria farmacêutica: no fabrico de antibióticos e vitaminas
·   Indústria química: na produção de álcoois, como metanol, etanol, etc;
·   Genética: com a alteração de seu DNA, pode-se fazer produtos de interesse dos seres humanos, como insulina
·   Fixação do Azoto: retiram o azoto do ar e o fixa no solo, servindo de alimentação para as plantas
E também na alimentação. A indústria de laticínios utiliza bactérias (Lactobacillus e Streptococcus) para a produção de queijos, iogurtes e requeijão.

  Olena Matveyeva

Sem comentários:

Enviar um comentário