terça-feira, 7 de junho de 2011

E ficamo-nos por aqui.

Como todos sabem, este blogue foi criado no âmbito da disciplina de Área de Projecto pelo que, dado que o ano lectivo chegou ao fim, também este blogue acabará por aqui.
Em suma, pode-se dizer que atingimos todos os objectivos por nós traçados no primeiro período (à excepção do fabrico do queijo pois não nos foi possível obter os microorganismos necessários para o seu fabrico pelo que procedemos à técnica da variação do pH).

No primeiro período dedicamo-nos à parte teórica do trabalho, mais precisamente ao trabalho de pesquisa dos conceitos que iríamos abordar ao longo do ano lectivo associando estes ao fabrico de alimentos. No segundo período começamos com a parte prática do trabalho. Para começar, fizemos um teste quanto à esterilização das caixas de Petri. Procedemos também à inoculação dessas mesmas caixas e contaminámo-las (com uma pastilha elástica, mão suja, mão lavada, moeda, espirro, etc) e ao longo de uma semana, diariamente, registamos o número de colónias que se iam formando. Verificamos que algumas caixas de Petri criaram alguns fungos (provavelmente devido às condições de trabalho, que não foram as melhores, pois como todos sabem a escola encontra-se em obras e o espaço laboratorial está muito limitado) pelo que tivemos que repetir a experiência. Na segunda experiência procuramos melhorar alguns erros que possamos ter feito da primeira vez e os resultados apresentados foram significativamente melhores.


No segundo período procedemos também ao fabrico de queijo (através da diferença de pH porque não tivemos acesso às bactérias necessárias para o seu fabrico) e ao fabrico de iogurte. Fizemos os relatórios das respectivas experiências (já aqui publicados).
Quanto ao terceiro período, foi-nos proposto a hipótese de participar na semana aberta da Escola Secundária Poeta António Aleixo e nós aceitamos de imediato. Essa participação consistiu numa parte teórica em que informávamos os mais novos quanto à acção dos microorganismos na alimentação humana (e mostrávamos as fotos de algumas experiências por nós realizadas) e numa parte mais pratica em que procedíamos ao fabrico do pão. Os mais novos pareceram muito interessados no nosso trabalho e recebemos comentários muito positivos.
Este último período foi muito reduzido pelo que não foi possível desenvolver muito mais o trabalho até então realizado. Trabalhamos mais na nossa apresentação final que ocorreu no passado dia 31 de Maio de 2011.
Com este projecto, para além de termos desenvolvido as nossas capacidades intelectuais, desenvolvemos também o nosso espirito de companheirismo e rabalhamos nas nossas relações interpessoais.
Foi uma experiência gratificante que certamente nenhuma de nós irá esquecer.

Tatiana Leasco.


Foto: Grupo 5, turma 12º B, 2010/2011


Sem comentários:

Enviar um comentário