segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Trigo

  • Definição:
Planta da família das Gramíneas de cujo grão se obtém farinha alimentar usada para o fabrico de pão.

A produção mundial de trigo é da ordem das 600 milhões de toneladas por ano e tem evoluído ao longos dos anos da seguinte forma:


  • Situação da União Europeia no que se refere ao mercado do trigo
A União Europeia é o segundo maior produtor mundial, produzindo cerca de 90 milhões de toneladas de trigo por ano (corresponde a 16% da produção mundial). Em primeiro lugar encontra-se a China (19% da produção mundial) e em terceiro lugar encontram-se os Estados Unidaos da América (11% da produção mundial).
Portanto, dado que apresenta excelentes valores no que se refere à prondução mundial de trigo, a União Europeia é um dos maiores exportadores mundiais (exporta cerca de 30 milhões de toneladas).



NOTÍCIA

"Proíbida na Rússia exportação de trigo"

excerto da notícia

"(...) O Primeiro-Ministro da Rússia, Vladimir Putin, anunciou Quinta-feira uma proibição temporária das exportações de trigo. A medida tem como objectivo manter a inflação controlada após a pior onda de calor da história ter danificada as lavouras do país. (...)"



Esta notícia foi publicada a 7 de Agosto deste mesmo ano. 2010 ficou marcado na memória dos russos como significado do ano em que se verificou a maior onda de calor da história. Ora esta onda de calor destruiu campos agrícolas. Desta destruição resultou uma diminuição na produção de trigo. Esta medida tomada por Vladimir Putin tem como vista manter a inflação controlada.
Por inflação entende-se ser o aumento contínuo do nível geral de preços ou diminuição do poder de compra do dinheiro.
Portanto, como houve uma diminuição na produção de trigo, se a Rússia continuasse a exportar trigo, os preços deste teriam que aumentar significativamente. Se houvesse um aumento significativo do preço do trigo, o país correria o risco de perder contractos estabelecidos com outros países.
Portanto, o primeiro-ministro agiu bem ao tomar esta medida. Mas é importante realçar que este desequílibriono sector agricola vai desestabilizar bastantea economia russa.


Tatiana Leasco

Sem comentários:

Enviar um comentário